Junho Laranja: segurança no setor elétrico De Acordo com a Abracopel – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, cerca de 764 pessoas morreram, em 2020, em acidentes de origem elétrica. Desses, 717 foram decorrentes de choques elétricos ou incêndios por sobrecarga. O Nordeste, por sua vez, lidera esse triste ranking, com 294 dessas ocorrências e o Ceará é o 8° estado brasileiro com mais mortes ocasionadas por choque elétrico no ano passado. Já a rede aérea de distribuição foi responsável por 237 desses óbitos, um número que, segundo a Abracopel, pode ser ainda maior, uma vez que muitos casos não são notificados. Boa parte desses acidentes, no entanto, poderiam ser evitados com medidas simples, boas práticas e uso correto dos equipamentos de proteção e métodos de segurança.
Atuando no mercado de energia elétrica há 33 anos e consciente da sua importante missão em levar energia a milhões de consumidores, tendo como prioridade máxima a segurança no ambiente de trabalho, a B&Q Energia promove nesse mês, pelo segundo ano consecutivo, o Junho Laranja. Trata-se de uma campanha em prol da segurança no trabalho do setor elétrico, que hoje abriga cerca de 500 mil trabalhadores no país. Somente na B&Q Energia, 5 mil profissionais atuam diretamente na área de infraestrutura de redes. A segurança da equipe sempre foi um valor na empresa. Temos compromisso e responsabilidade com esses profissionais e com suas famílias. Por isso, decidimos criar essa campanha visando ampliar o nosso compromisso e conscientizar, ainda mais, as equipes de linha viva, por meio de ações preventivas durante todo mês de junho e uma programação específica. Esperamos, com isso, promover um comportamento seguro não apenas na B&Q, mas chamar a atenção dos trabalhadores da área em todo o estado e país e, quem sabe, levar essa campanha pioneira para fora do país.
O Junho Laranja conta com uma vasta programação. Destaque para os “B&Q Podcasts”, no canal da B&Q no YouTube, abordando temas relacionados à segurança na operação de linhas vivas. Palestras, treinamentos, premiações e inspeções aos ambientes de trabalho visando checar as boas práticas e eliminar possíveis focos de insegurança no trabalho dos profissionais do setor elétrico também farão parte das ações da campanha.
Luís Carlos Queiroz, CEO da B&Q Energia e presidente do Sindienergia-CE

© 2019 B&Q Energia. Todos os direitos reservados.