| +55 (085) 3260-6700 | 0800 095 6777

 

Poucas pessoas sabem que o mangue (manguezal ou mangal) é fundamental para o equilíbrio ecológico. Devido a sua grande biodiversidade, essas áreas são grandes berçários naturais para aves, peixes, moluscos e crustáceos, sendo um dos ecossistemas mais importantes do planeta.

 

O mangue é característico das regiões tropicais e subtropicais, sendo encontrado nas zonas costeiras, locais de transição entre os ambientes terrestre e aquático. Por ser muito úmido, proporciona condições ideias para a reprodução, eclosão, criadouro e abrigo de animais com grande valor ecológico e econômico. Para se ter uma ideia da importância dos manguezais, 95% dos alimentos que o homem retira do mar são produzidos neles. Pelo menos 2/3 das espécies de peixes exploradas economicamente dependem desses locais. Estudos mostram que há uma relação entre a produtividade da pesca das regiões litorâneas e a conservação desses ecossistemas. Em algumas regiões tropicais, a diminuição do pescado esteve diretamente associada à destruição dos manguezais.

 

Em relação ao solo, os manguezais promovem sua fixação, impedindo a erosão e, ao mesmo tempo, estabilizando a linha costeira. Suas raízes funcionam como filtros na retenção de sedimentos, sendo muito úteis na recuperação de áreas degradadas, principalmente por metais pesados.

 

Estima-se que, em todo o planeta, existam cerca de 172.000 km² de manguezais. Desse total, cerca de 15%, ou seja, cerca de 26.000 km², distribuem-se pelo litoral do Brasil, desde o estado do Amapá até Laguna, em Santa Catarina. 

 

Você também pode colaborar com a proteção deste ecossistema fundamental para a vida marinha apoiando iniciativas de preservação.

Form Trabalhe Conosco

Dados pessoais

Área de interesse

Dados profissionais

© 2019 B&Q Energia. Todos os direitos reservados.