| +55 (085) 3260-6700

 

É até provável que você não saiba, mas seu desktop pode ser um dos principais responsáveis pela conta alta de energia que chega todo fim de mês à sua casa.

 

Inadvertidamente, muitas pessoas têm o hábito de deixar o computador ligado por longos períodos. Também há quem reaproveite máquinas antigas e as converta em servidores multimídia, que funcionam 24/7. O problema é que, em ambos os casos, o computador pode facilmente se tornar o vilão da conta de luz sem que o usuário saiba.

 

Como reduzir o consumo de energia do computador

Se você se assustou com quanto seu computador pesa no seu bolso para permanecer funcionando, há uma série de dicas que podem ajudá-lo a reduzir esse fardo.

 

1. Desligue o computador quando ele não estiver em uso

Essa é a dica primordial e que até mesmo a sua mãe sabe. Há quem diga que o motivo de deixar a máquina ligada de um dia para o outro é poupar tempo na hora da inicialização: nesses casos, opte por colocá-lo para dormir, ou até mesmo hibernar, ao invés de desligá-lo completamente.

Botar para dormir ou hibernar: qual modo economiza mais energia no seu PC?

 

2. Desligue o monitor

Outra dica básica, mas que faz uma diferença absurda no fim das contas. Os modelos mais recentes vêm com uma espécie de modo de suspensão, que desliga o display automaticamente assim que o computador deixa de transmitir vídeo. Ah, e não se esqueça: os protetores de tela não reduzem em nada o consumo de energia, então não há razão para utilizá-los.

 

3. Atualize seu disco rígido

Pode parecer besteira, mas os discos rígidos tradicionais consomem mais energia que os atuais SSDs, que são mais rápidos e econômicos.

 

4. Opte por placas de vídeo onboard

Obviamente, esta dica só é válida para aqueles que não têm um computador cujo fim é jogar videogames. Se mesmo assim você precisa ter um computador com placa de vídeo externa, mas que não será utilizado para rodar os jogos mais recentes, então considere adquirir uma GPU mais modesta e que consuma menos energia.

 

5. Atualize seu hardware

Caso tenha um computador muito antigo ou algumas peças velhas de guerra que ainda estão em funcionamento, talvez seja bom considerar trocá-los. Computadores e componentes novos não só são mais rápidos, como também são energeticamente mais eficientes.

Form Trabalhe Conosco

Dados pessoais

Área de interesse

Dados profissionais

© 2019 B&Q Energia. Todos os direitos reservados.